Saltar os Menus

Notícias

15 de Junho de 2015

Documento do mês de junho

Na sequência do evento “O Tapete está na rua”, promovido pelo Município de Arraiolos, o Arquivo Distrital de Évora associa-se a esta iniciativa ao publicar um documento do Fundo da Casa Pia de Évora, datado de 1923, contribuindo assim para o alargamento do conhecimento desta arte.

Este documento é um ofício do Instituto Feminino de Educação e Trabalho de Odivelas, onde funcionava uma fábrica de tapetes de Arraiolos, enviado ao Provedor da Casa Pia de Évora, a solicitar o fornecimento de “15 kg de lã branca”.

Este ofício, à semelhança de outros documentos que existem neste Fundo Documental, vem comprovar o desenvolvimento das atividades de confeção dos tapetes de Arraiolos na Casa Pia, tanto no bordado como na preparação das respetivas lãs, em branco e em cores, para consumo próprio e para venda.

Estes tapetes eram bordados pelas alunas nas oficinas femininas desde o princípio do século XX, pois existem testemunhos de que estas alunas ofereceram um tapete de Arraiolos à Rainha D. Maria Amélia, em 1904.

1

 

 

 

 

Esta notícia foi publicada em 15 de Junho de 2015 e foi arquivada em: Documento do mês.