Saltar os Menus

Notícias

14 de Março de 2016

Documento do mês de março de 2016

Faz hoje (14 de março) 168 anos que foi exibida a peça “A Pobre das ruínas” no Teatro Nacional de Évora, que funcionava no Teatro das Casas Pintadas, um dos mais antigos da cidade. Funcionava no Largo das Casas Pintadas, no solar que terá pertencido ao almirante Vasco da Gama, foi instituído por António José Salvado em 1827 e possuía 33 camarotes, 154 lugares de plateia, 100 varandas e 7 torrinhas. A orquestra era composta pelo mesmo número de músicos e de instrumentos que possuía o Teatro de Variedades.

A Rainha D. Maria II esteve no Teatro das Casas Pintadas em outubro de 1843, onde assistiu a uma récita. Após esta importante visita real, o teatro passou a designar-se por Teatro Nacional de Évora.

Este Teatro entrou em declínio na década de 80 do séc. XIX, manifestando elevado estado de degradação, e foi encerrado pelas autoridades no final da década. No edifício apenas se mantiveram, até 1893, os famosos e animados bailes de máscaras que aí se realizavam desde 1861, conforme o testemunho de Alexandre Passos: “não havia sítio onde pôr um pé senão de baixo de outro pé”. Na década de 90, foi vendido em hasta pública e transformado em celeiro.

marco

 

Cota: Governo Civil, Secção H

Esta notícia foi publicada em 14 de Março de 2016 e foi arquivada em: Documento do mês.