Saltar os Menus

Notícias

15 de Abril de 2016

Documento do mês de abril de 2016

Relação/Mapa das fábricas e oficinas estabelecidas no concelho de Viana do Alentejo (freguesias das Alcáçovas e Viana), em janeiro de 1837

Para este mês de abril escolhemos um documento que comprova bem a longa tradição do fabrico dos chocalhos na freguesia das Alcáçovas. Nesta localidade, de um total de dez estabelecimentos fabris dedicados a várias atividades, existiam na época sete oficinas de chocalhos. O documento permite-nos também saber o nome dos proprietários e dos mestres das oficinas, o número de operários (12 homens e 5 crianças), o estado da oficina (progressivo ou decadente), a qualidade das matérias-primas que se gastavam anualmente (nacionais e estrangeiras) e algumas observações.

Esta arte chocalheira, aliada a um saber familiar que vem passando de geração em geração até aos nossos dias, remonta ao século XVIII e mantém a uma tradição de fabrico que é urgente preservar para as gerações vindouras, tal como foi considerado pela UNESCO que, em 2015, a classificou como “Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente”.

Chocalhos

Cota: PT/ADEVR/AL/GCEVR/J-D/002, Cx. 216, UI:4

Esta notícia foi publicada em 15 de Abril de 2016 e foi arquivada em: Documento do mês.