Saltar os Menus

Notícias

5 de Maio de 2021

Documento do mês de maio de 2021 – 2º Dia Mundial da Língua Portuguesa

Hoje, dia 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Para nos juntarmos às comemorações da efeméride selecionámos alguns documentos demonstrativos da evolução da língua portuguesa, quer a nível da linguagem, quer da grafia, do século XIV ao século XVIII.

O primeiro documento é uma carta régia de D. Pedro I perdoando uma dívida ao concelho de Évora com a condição do mesmo gastar o dinheiro, que devia ao rei, na reparação do muro, torres e barbacãs da cidade. A carta foi redigida em Abrantes, a 28 de maio da era de 1404 (Ano de Cristo: 28 de maio de 1366).

 

 

 

 

 

Cota: AHMEVR, Pt. 65, doc. 1

O segundo documento é um privilégio de D. Sebastião concedido aos religiosos do Convento de São João Evangelista de Arraiolos. O rei acedeu ao pedido feito pelos religiosos e proibiu as “gentes” da vila de Arraiolos e dos montes de invadir as herdades pertencentes aos religiosos, bem como de cortar lenha, árvores ou colher os frutos delas sob pena de prisão ou pagamento de coimas. Data de 9 de junho de 1574 .

 

 

 

 

 

 

Cota: Convento de São João Evangelista de Arraiolos, Cx. 1 (em tratamento arquivístico)

O terceiro documento pertence ao Fundo do Convento de Santa Cruz de Vila Viçosa e é um discurso sobre a “Assunção de Maria”. O discurso foi redigido de forma alegórica e transcendental, e, pela sua imaginação, esplendor e beleza, acalentava a fé dos fiéis. Data de 1702.

 

 

 

 

 

 

 

 


Cota: Convento de Santa Cruz de Vila Viçosa (em tratamento arquivístico)

Esta notícia foi publicada em 5 de Maio de 2021 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque, Efemérides.