Saltar os Menus

Notícias

11 de Junho de 2014

Documento do mês de Junho

No mês em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Arquivo Distrital de Évora disponibiliza a imagem de um documento manuscrito, emoldurado e exposto na Sala de Leitura, homenageando assim o grande escritor português do séc. XVI e a sua epopeia “Os Lusíadas”.

Trata-se de um trabalho de transcrição de “Os Lusíadas”, em caracteres minúsculos, executados à pena e tinta-da-china pelo Capitão do Serviço Geral do Exército António Ramos Vaquinhas. A transcrição foi, segundo notas do autor, iniciada a 9 de Janeiro de 1932 e concluída a 4 de Abril de 1933, despendendo para o efeito de 1060 horas de trabalho. O trabalho foi feito numa superfície de 35,6 x 51 cm, é limitado por um filete, exteriormente ao qual, em baixo à direita podemos visualizar a rubrica do autor “A. Vaquinhas” e à esquerda a indicação do local e data da finalização do trabalho, “Évora, Abril de MCMXXXIII”.

A transcrição inicia com o prefácio de Manuel Joaquim Pinheiro Chagas, da Edição Ilustrada do poema de 1878. Possui a reprodução à pena de um discutido retrato de Camões e de alguns motivos relativos ao Escudo Nacional. Seguem-se os dez cantos do poema com as estrofes numeradas, dentro de cada canto, com caracteres romanos, vendo-se em cada um deles, o argumento respectivo, envolvido de um filete simples, com indicação dos assuntos e das estrofes em que se contêm.

Em baixo possui duas reproduções, em miniatura, de ilustrações de “Os Lusíadas” da edição de João Barros: uma alusiva à tragédia de Inês de Castro e outra ao Adamastor.

Como cercadura, uma vinheta de estilo Manuelino, na qual, além de caravelas incluídas em pequenos círculos, vê-se em baixo uma ilustração alusiva ao salvamento de “Os Lusíadas”, a nado, pelo poeta, no naufrágio do Cambodja.

O quadro foi oferecido pelo autor, falecido no ano de 2008, ao Arquivo Distrital de Évora, mas ignora-se a data da oferta.

 

Documento Junho

Esta notícia foi publicada em 11 de Junho de 2014 e foi arquivada em: Documento do mês.