Saltar os Menus

História

O Arquivo Distrital de Évora, que abrange um total de 14 concelhos, foi criado pelo Decreto n.º 2859, de 29 de Novembro de 1916 (retificado posteriormente), o que o torna o terceiro mais antigos do País e um dos poucos a que funcionou regular e ininterruptamente até hoje.

A necessidade da sua existência esteve sobretudo ligada às incorporações efetuadas ou em vias de realização de documentação relativa à Diocese e ao Distrito de Évora que interessava à história da região e que tinha sido recolhida provisoriamente na Biblioteca Pública de Évora.

Segundo o citado Decreto, o Arquivo Distrital era criado em anexo à Biblioteca Pública de Évora e subsidiado pela Câmara Municipal de Évora, tendo sido instalado no Convento dos Lóios. Ao longo do tempo, e enquanto se encontrava unido à Biblioteca Pública, com a designação englobante de Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora, foram sendo integradas sistematicamente novas espécies nos Fundos indicados, sendo o volumoso acervo atual, muito completo desde o séc. XVI, de grande interesse histórico e cultural.

Considerando a especificidade do Arquivo em relação à Biblioteca Pública, e fazendo justiça ao seu valor e prestígio, bem como ao interesse, extensão e relevância do seu acervo, foi decidido superiormente separá-lo da Biblioteca, com designação igual à inicial de Arquivo Distrital de Évora, o que foi determinado pelo Decreto-Lei n.º 60/97 , de 20 de Março.

Na sequência deste processo, foram as instalações remodeladas e beneficiadas e o seu recheio, a nível de mobiliário, maquinaria e equipamento, enriquecido, visando-se um mais eficaz funcionamento e um melhor atendimento dos investigadores.

Atualmente encontram-se os depósitos próximo do limite da capacidade, mas com um esforço de todos tem sido possível proceder a novas incorporações, nomeadamente das Conservatórias do Registo Civil, dos Cartórios Notariais, dos Tribunais Judiciais do Distrito, do extinto Governo Civil e ainda de algumas associações como a Harmonia Eborense.

Para saber mais sobre a História do Arquivo Distrital de Évora poderá consultar o livro publicado no dia 29 de novembro de 2016, data em que se assinalaram 100 anos sobre a criação desta entidade.

Diretores do Arquivo Distrital

António Joaquim Lopes da Silva (1916-1937)

Luís Silveira (1937-1944)

Armando Nobre de Gusmão (1944-1967)

Leandro Sequeira Alves (1967-1986)

Isabel Cid (1986-2010)

Paulina Araújo (2010)

Pedro Pereira (2010-2014)

 

 

 

 

Última Actualização: 5 de Dezembro de 2016