Saltar os Menus

Évora

ARQUIVO MUNICIPAL DE ÉVORA

O Arquivo Municipal de Évora surgiu da necessidade que o município sentiu, desde muito cedo, de guardar para futura utilização, os documentos mais importantes relativos à cidade. Estes documentos foram produzidos e recebidos pela Câmara Municipal de Évora e constituem a memória da cidade.

Até 1916 a documentação encontrava-se parcamente acondicionada em sacos e caixões numa sala dos Paços do Concelho, tendo sido debelado de importante parte do espólio documental ao longo dos séculos, fruto de precárias condições de catalogação e manutenção.

No entanto, a Idade Média eborense não se isentou de algumas tentativas de sistematizar a documentação municipal, como comprovam o Primeiro Inventário do Cartório Comarcão de 1392, escrito pelo escrivão João Afonso e o Inventário do Cartório da Câmara de Évora, realizado durante o reinado de D. João III, previsivelmente por Tristão de Souto Maior. Já no século XVIII, o padre José Lopes Mira veio a reunir um inventário informal de alguma documentação municipal que catalogou conjuntamente com documentos dos Cartulários da Catedral e da Torre do Tombo.

 Contudo, é hoje reconhecido o trabalho de Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara que, enquanto Diretor da Biblioteca Pública de Évora, levou a cabo nos finais do século XIX um esforço de leitura, transcrição e sistematização da documentação municipal após 1850, distribuindo cronologicamente 19 volumes do atual espólio e organizando cerca de 12.000 documentos. Com Armando Nobre de Gusmão, Diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital a partir de 1944, o espólio documental do Município foi transferido para a Casa Forte da Biblioteca Pública, sendo organicamente separado e sistematizado de acordo com as diretrizes da altura. Ficou, por então, protegido e preparado para consulta fácil do público. Esta ação antecedeu o «Inventário dos Antigos Arquivos da Câmara e do Real Celeiro Comum de Évora», realizado por Túlio Espanca em 1949.

Em 1963, é promulgada a separação entre a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital, ação que foi alvo de críticas de Armando Nobre de Gusmão e que levou à delineação de um «Relatório acerca dos inconvenientes da projetada transferência do Arquivo Distrital de Évora» em 1961. Obstante as recomendações do insigne Diretor da BPE, a separação é realizada e o Arquivo Distrital sai das suas instalações nos Lóios, para se instalar em dependências do Colégio do Espírito Santo. O espólio documental do Município acompanha esta transferência, tendo ficado localizado numa das salas das referidas dependências. Em 1982, e por indicação do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Abílio Fernandes, é incorporada no acervo nova documentação municipal, que se encontrava nas instalações dos Paços do Concelho. É então atualizado e acrescentado o Inventário de 1949, que manteve incólume a estrutura de inventariação daquela década.

 Em 1997, com o Decreto-Lei n.º 60/97 de 20 de Março, a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital foram divididas em duas instituições autónomas, ficando ambas na dependência do Instituto de Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. A maior parte do Arquivo Histórico Municipal ficou à guarda do Arquivo Distrital de Évora.

 A documentação do Arquivo Municipal de Évora está acondicionada, fundamentalmente, em dois locais:

ACERVO ARQUIVÍSTICO

INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Inventários.

Base de dados AtoM

Inventário do Património Cultural Móvel – Concelho de Évora PDF

Recenseamento dos Arquivos Locais: Câmaras Municipais e Misericórdias. Lisboa: Ministério da Cultura; Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Vol. 12 – Distrito de Évora, 2000.

SERVIÇOS

Prestação de serviços de consulta, pesquisa e reprodução de documentos. Seleção, eliminação, transferência e incorporação de documentos. Organização de iniciativas de divulgação do património arquivístico.

REGULAMENTO

Regulamento do Arquivo aprovado a 12 de Novembro de 2003.

ENDEREÇO

Telefone: 266777000 – Ext. 1356

 Morada: Rua de D. Isabel, 7005 Évora

 Email: maria.rosario.martins@cm-evora.pt

 Site: Arquivo Municipal de Évora 

HORÁRIO

Dias úteis das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Encerrado aos Sábados, Domingos e Feriados.

Feriado Municipal: 29 de Junho

 

ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA

A Câmara Municipal de Évora possui um importante acervo fotográfico, constituído ao longo dos últimos 20 anos, que representa, já hoje, um testemunho importante da história local mais recente, para além de um conjunto de espólios adquiridos a fotógrafos eborenses (José P. B. Passaporte e António Passaporte, David Freitas, Eduardo Nogueira, Artur Pastor, Marcolino Silva e Mário da Gama Freixo).

Estas colecções foram juntar-se às coleções de alguns grandes fotógrafos portugueses contemporâneos  (Eduardo Gageiro, Luis Pavão, Gérard Castello-Lopes, José Manuel Rodrigues), estimando-se o acervo atual do Arquivo em cerca de 300 000 espécies.

Os objetivos do Arquivo Fotográfico da CME são os seguintes:

ACERVO ARQUIVÍSTICO

Colecção António Carrapato
Colecção António Cunha
Colecção António Passaporte
Colecção Câmara Municipal de Évora
Colecção David Freitas
Colecção Eduardo Gageiro
Colecção Eduardo Nogueira
Colecção Gérard Castello-Lopes
Colecção Grupo Pró-Évora
Colecção Guilherme Silva
Colecção José Braga Passaporte
Colecção José Manuel Rodrigues
Colecção Exposição Rio de Janeiro
Colecção Luís Pavão

Colecção Luís Teixeira
Colecção Manuel Ribeiro
Colecção Marcolino Silva

Colecção Mário da Gama Freixo
Colecção Paulo Nuno Silva
Colecção Pereira e Prostes

Colecção Varela Pécurto
Arquivo Corrente

 

INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Base de dados AtoM

Última Actualização: 23 de Março de 2021