Saltar os Menus

Mensagem da Direção

O Arquivo Distrital de Évora (ADE) é um serviço desconcentrado da Administração do Estado, de âmbito regional, com autonomia administrativa, na dependência da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB),  estando particularmente vocacionado para a salvaguarda, preservação, valorização, divulgação e acesso ao património arquivístico do Distrito de Évora.

O ADE assume-se, portanto, como um dos principais pilares da nossa identidade regional, contribuindo para a construção da nossa História e da nossa Cultura. Na prática, é a “Torre do Tombo” do nosso Distrito, cuja capital, Évora, está classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Para além de  figurar como elemento identitário relativamente ao nosso passado, o ADE continua também a assegurar os direitos dos cidadãos, consubstanciados em documentos que, pese embora a sua antiguidade, continuam a ter valor probatório.

O ADE acompanha, ainda, as tendências de reforma e modernização administrativas e contribui para a implementação da Política Arquivística Nacional ao nível distrital.

Neste particular, enfatiza-se a disponibilização de informação sobre os seus acervos na Internet, a prestação de apoio técnico aos Tribunais, à Administração Central, às Autarquias Locais, à Igreja Católica, às Misericórdias e às associações, e a guarda de documentos pertencentes a algumas destas entidades.

O ADE é uma entidade dinâmica orientada para o serviço ao cidadão e aberto à Comunidade, partilhando de uma visão de Serviço Público de proximidade na lógica da Administração Pública cooperativa e em rede.

Para o efeito, o ADE dispõe de Recursos Humanos com competência para  prestar apoio técnico às mais diversas entidades e para proceder à organização e descrição dos documentos, favorecendo a sua acessibilidade e respeitando sempre os princípios de confidencialidade e o respectivo estado de conservação.

As limitações existentes, ao nível do espaço para acondicionamento e preservação dos documentos e das condições para consulta, são reais, mas não nos impedem de continuar a melhorar os nossos serviços para todos aqueles que a eles acedem, presencialmente ou à distância.

Somos um arquivo ao dispor do distrito, do país e do mundo.

 O Diretor,

Jorge Janeiro

Última Actualização: 24 de Abril de 2014