Saltar os Menus

Leitura e Referência

Promover o acesso ao património arquivístico sob custódia do Arquivo Distrital de Évora é uma das suas principais funções.

Para o efeito, é garantido o acesso aos seus fundos documentais a cidadãos nacionais e estrangeiros, desde que devidamente identificados, mediante o preenchimento da respetiva requisição.

A disponibilização dos documentos para consulta pode ser condicionada por imperativos de conservação das espécies ou por outras restrições de caráter legal.

Para apoio, possui também um acervo bibliográfico com quase 2000 títulos, abrangendo diversas áreas do conhecimento.

O Arquivo Distrital de Évora dispõe de uma Sala de Leitura com capacidade para 14 lugares sentados, com um computador e com acesso wireless cuja utilização é realizada ao abrigo do Regulamento Servicos DGLAB e nos termos do respetivo Anexo I.

De acordo com o Ponto 3.4.2 os “Documentos originais que tenham sido objeto de transferência de suporte” deixam de poder ser consultados presencialmente.

O acesso presencial é realizado por intermédio do CRAV. Os tutoriais de apoio aos leitores estão disponíveis em https://digitarq.arquivos.pt/help

Os horários da consulta presencial são:

9 horas – 12.30 horas

13h30 horas – 17h horas

O limite para requisição presencial de documentos para consulta ou de reproduções é às 16h.

Última Actualização: 10 de Outubro de 2022