Saltar os Menus

Pesquisas e Certidões

Pesquisas

Mediante pedido, é prestado apoio na realização de pesquisas nos diversos fundos existentes e de transcrições paleográficas, bem como serviços de consultoria e de apoio técnico. Este tipo de serviços estará sempre condicionado pela disponibilidade dos Funcionários e tem custos para o requisitante. 

Os preços praticados são os constantes do Regulamento de reprodução de documentos da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em vigor.

 No caso específico dos serviços de Pesquisa, os primeiros 30 minutos são gratuitos, após o qual:

1.ª Hora ou fracção 20 €

2.ª Hora e cada uma das seguintes, ou fracções 25€

Os pagamentos são feitos presencialmente ou, no caso de pedidos à distância, por:

  1. Transferência bancária (IBAN PT 50078101120112001331759) sendo necessário remeter previamente (para o mail mail@adevr.dglab.gov.pt) o comprovativo da transferência a este Arquivo Distrital.

Certidões

O Arquivo Distrital de Évora tem competências para certificar legalmente o teor dos documentos à sua guarda, podendo emitir certidões digitais ou em papel (analógicas). Os tipos de certidões mais frequentemente solicitados são:

É possível solicitar certidões pelo correio ou via e-mail, devendo ser indicados com a maior precisão possível os dados necessários, não esquecendo o nome e endereço postal, e certificando-se de que o documento original se encontra no Arquivo.

Neste último caso, deverá selecionar o formulário de acordo com o tipo de documentação pretendida, preenchendo todos os campos assinalados de preenchimento obrigatório.

Formulário de reprodução: notariais

Formulário de reprodução: paroquiais/registo civil

Formulário de reprodução: outra documentação

O preço das Certidões está fixado no Regulamento de reprodução de documentos.

Os pagamentos são feitos presencialmente ou, no caso de pedidos à distância, por:

  1. Transferência bancária (IBAN PT 50078101120112001331759) sendo necessário remeter previamente (para o mail mail@adevr.dglab.gov.pt) o comprovativo da transferência a este Arquivo Distrital.

Na transferência bancária, os custos da operação são suportados pelo requerente que informará obrigatoriamente o Arquivo do destino dos dados da transferência (nome do ordenante, data, local, banco, valor) e/ou colocará nela a informação do número de utilizador ou pedido.

No caso de certidões com número elevado de imagens, a rapidez na resposta fica condicionada à capacidade dos serviços.

O preço dos trabalhos enviados por correio será acrescido das tarifas de portes e taxas definidas nas Tabelas oficiais dos CTT, em vigor à data do envio.

A entrega eletrónica dos trabalhos poderá ser efetuada através de correio eletrónico desde que estes não ultrapassem o espaço de 2 Mbytes por pedido e uma vez verificado o integral pagamento do serviço prestado.

 

Última Actualização: 1 de Fevereiro de 2016