Mensagem da Direção
O Arquivo Distrital de Évora (ADEVR) é um serviço dependente da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), estando particularmente vocacionado para a salvaguarda, preservação, valorização, divulgação e acesso ao património arquivístico do Distrito de Évora.
O ADEVR assume-se como um dos pilares da nossa identidade regional, contribuindo para a construção da nossa História e da nossa cultura. Na prática, é a “Torre do Tombo” do Distrito de Évora, cuja capital está classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Para além de figurar como elemento identitário relativamente ao nosso passado, o ADEVR continua também a assegurar os direitos dos cidadãos, consubstanciados em documentos que, pese embora a sua antiguidade, continuam a ter valor probatório.
O ADEVR acompanha as tendências de reforma e modernização administrativas e contribui para a implementação da Política Arquivística Nacional ao nível distrital.
Neste particular, enfatiza-se a disponibilização de informação sobre os seus acervos na Internet, a prestação de apoio técnico às entidades públicas e privadas do distrito e a salvaguarda do património arquivístico.
O ADEVR é uma entidade aberta à Comunidade e orientada para o cidadão, prestando um Serviço Público de proximidade na lógica da Administração Pública cooperativa e em rede.
Para o efeito, o ADEVR dispõe de Recursos Humanos com competência para prestar apoio técnico às mais diversas entidades e para proceder à organização e descrição dos documentos, favorecendo a sua acessibilidade e respeitando sempre os princípios de confidencialidade e o respetivo estado de conservação.
Apesar das condições das instalações não serem, efetivamente, as mais adequadas para a conservação a longo prazo dos documentos, continuamos empenhados em melhorar os nossos serviços para todos aqueles que a eles recorrem, presencialmente ou à distância.
Somos um arquivo ao serviço do Distrito de Évora, de Portugal e do Mundo.
O Diretor,
Jorge Janeiro