Saltar os Menus

Arquivos Municipais

O Arquivo Distrital de Évora exerce um conjunto de competências fixadas pelo Despacho n.º 9339/2012, de 11 de julho, do Exmo. Senhor Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, numa área de intervenção geográfica específica, identificada pelos limites do território do Distrito de Évora.

O Distrito de Évora fica situado no Alentejo, no sul de Portugal, limita a norte com o Distrito de Portalegre, a leste com o território português de Olivença e com a Extremadura espanhola, a sul com o Distrito de Beja e a oeste com o Distrito de Setúbal e com o Distrito de Santarém. Sendo o 2º maior distrito português, ocupa uma área de 7 393 km², abrangendo 14 municípios. O território do Distrito de Évora coincide com o da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a qual, ao abrigo da Lei nº 45/2008, de 27 de Agosto, e da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, desenvolve a sua atividade de apoio aos municípios. Évora é a sede de vários organismos da Administração Central Desconcentrada e da Universidade de Évora, o que acentua a sua centralidade no contexto da região do Alentejo.

O Distrito de Évora subdivide-se nos seguintes 14 municípios, havendo apenas uma minoria deles dotados de arquivos municipais (instalações, recursos humanos qualificados, instrumentos de descrição documental e sistemas eletrónicos de pesquisa e consulta de documentos).

Para aceder a mais informação (horários, localização, acervo documental, etc.), selecione a ligação na coluna do Arquivo Municipal pretendido:

Município Arquivo Municipal
Alandroal
Arraiolos
Borba
Estremoz  Arquivo Municipal de Estremoz
Évora  Arquivo Municipal de Évora
Montemor-o-Novo  Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo
Mora
Mourão
Portel
Redondo  Arquivo Municipal de Redondo
Reguengos de Monsaraz  Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz
Vendas Novas
Viana do Alentejo
Vila Viçosa

 

Última Actualização: 19 de Julho de 2017