Saltar os Menus

Notícias

6 de Março de 2014

Disponível para consulta o Fundo da Casa Pia de Évora

Após um complexo processo de tratamento documental a documentação que constitui o Fundo da Casa Pia de Évora está disponível para consulta ao público em geral. Pensamos que a espera valeu a pena, mas o melhor é fazerem a vossa própria avaliação! Podem começar já por uma visita virtual no documento que se encontra no final desta página.

A Casa Pia de Évora foi inaugurada, a 11 de Agosto de 1836, embora o Decreto que determinou a sua fundação date de 27 de Outubro de 1836, “é creada na cidade de Évora uma Casa Pia, a qual fica debaixo de minha imediata protecção”. Neste estabelecimento “serão recolhidos, sustentados e receberão a instrução primária e a das artes fabris os expostos, órfãos e meninos abandonados d’ um e doutro sexo do respectivo Districto Administrativo e bem assim os filhos de pessoas indigentes, preferindo os que houverem feito serviços ou tiverem sofrido graves sacrifícios pela causa constitucional”.

A Casa Pia foi instalada no Colégio do Espírito, onde funcionaram as duas secções (masculina e feminina), até 1904, quando a secção feminina foi transferida para o extinto Convento de S. José em Évora (Convento Novo). A partir desta data a secção feminina ficou também conhecida por Casa Pia Feminina.

Segundo este Decreto, a Casa Pia herdou das instituições de caridade existentes em Évora anteriores à Casa Pia (Hospício e Irmandade de Nossa Senhora da Piedade, mais tarde designado por Recolhimento de Nossa Senhora da Piedade (1587-1836), Colégio de S. Manços/Colégio das Donzelas (1592-1836), Recolhimento de Santa Maria Madalena e Colégio dos Meninos Órfãos (1649-1836), as competências, o património, as pessoas que tinham albergadas e todo o seu espólio documental.

Este espólio documental, herdado e incorporado pela Casa Pia, foi dada continuidade a toda a documentação que estava no activo em 1836, principalmente aos registos referentes ao património, o qual passou a ser gerido pela Casa Pia que manteve a sua proveniência ao longo dos anos, ou seja manteve sempre a designação do Colégio a que pertencia.

Desta forma este Fundo documental é constituído por cerca de 65 metros lineares de documentação que abrangem as datas extremas de 1587 a 1957.

Visita_Virtual_Fundo_Casa_Pia

Esta notícia foi publicada em 6 de Março de 2014 e foi arquivada em: Exposições.