Saltar os Menus

Notícias

31 de Março de 2014

Mensagem de Despedida do Diretor

No dia 31 de março de 2014 completam-se 3 anos e 5 meses em que fui Diretor do Arquivo Distrital de Évora, tendo iniciado funções em Novembro de 2010.

Neste intervalo de tempo foi possível conseguirmos atingir vários objetivos e criar novas dinâmicas organizacionais. Caso de retomar as incorporações de documentos (cerca de 800 metros lineares incorporados), a transferência de suportes e correspondente disponibilização de imagens digitais na web (quase 350.000 neste momento), a realização de várias exposições temáticas (Casa Pia, Câmara Eclesiástica, Sociedade Harmonia Eborense, Passaportes, Forças Policiais do Distrito no séc. XIX…), visitas guiadas (a alunos do Secundário, Universitários, Formandos de Cursos de Educação e Formação de Adultos, Sociedade em geral…), cursos de introdução à Genealogia e Paleografia, dinamização do nosso site e da adesão às Redes Sociais apenas para dar alguns exemplos mais representativos.

Foi um trabalho em Equipa e foi para mim um privilégio liderar este Grupo, sendo que o maior motivo de satisfação foi conseguirmos dar resposta aos pedidos dos nossos Leitores/Clientes, cada vez mais também por via digital e não apenas pelo tradicional papel, tentando sempre que o Arquivo fosse ao encontro dos Cidadãos e da Sociedade em geral e não apenas o contrário.

Claro que muito ficou por fazer e há muitas oportunidades de melhoria, mas mesmo as falhas ocorridas foram motivo de aprendizagem para promover um serviço de excelência que os Clientes e o Acervo existente bem merecem.

Dos momentos em que não nos foi possível chegar tão longe quanto seria desejável, apresento as minhas desculpas, mas sei que tentámos dar o nosso melhor.

Da minha parte resta-me agradecer sinceramente a todos com quem tive a honra de partilhar este tempo e espaço, seja de forma presencial ou por qualquer outro meio. Vamo-nos encontrando por aí. Afinal de contas, os documentos estão vivos, mesmo aqueles que não gozam de boa saúde!

Com amizade

Pedro Pereira

Esta notícia foi publicada em 31 de Março de 2014 e foi arquivada em: Geral.