Saltar os Menus

Notícias

20 de Outubro de 2014

Documento do mês de outubro

Em outubro o Arquivo Distrital divulga o “Processo de Lourença Dias de Jesus, para entrar no convento de Nossa Senhora de Aracoeli”.

Este processo contém um breve apostólico de Sua Santidade o Papa Clemente XII, enviado ao Provisor e Vigário Geral Capitular do Arcebispado de Évora, Senhor Doutor Manuel Álvares Cidade, a favor de Lourença Dia de Jesus, natural da freguesia de Santo António da Itatiaia, Bispado do Rio de Janeiro e moradora na vila de Alcácer do Sal, para poder entrar na clausura do convento das religiosas de Nossa Senhora da Aracoeli, da Ordem de São Francisco da dita vila e nele viver em hábito secular.

Para além do breve apostólico, teve também o consentimento do Reverendíssimo Padre Provincial da Ordem de São Francisco, superior do dito Convento e depois de ser posta a votos foi aceite pela comunidade, tendo pago 300.000 reis de esmola.

Foi escrava e concubina de Miguel Dias de Sousa, entrando em 1833-1834 para o supracitado convento com as três filhas de ambos e uma criada, todas naturais do Rio de Janeiro.

A particularidade deste processo tem a ver com o facto de possuir um documento avulso onde consta: “A esmola que se costuma mandar pagar são 100.000 reis, e estes se lhe arbitravam na sentença como se vê nesses autos de Beja” // “Mas nestes autos se lhe arbitrou a esmola quando se receberam os artigos; e não faça dúvida o ser de 300.000 reis, que foi por causa de ser mulata do Brasil”.

A raça era uma barreira que dificultava o acesso das pessoas de origem africana a certos lugares na sociedade da época, nomeadamente, ao nível religioso. Todavia, não era um elemento impeditivo dessa integração e até da progressão, sendo ultrapassada através do pagamento de quantias mais elevadas do que as que eram normalmente exigidas aos que provassem a sua pureza de sangue.

PT-ADEVR-FE-DIO-CEEVR-k/A-001-00015

 

PT-ADEVR-FE-DIO-CEEVR-KA-001-00015 - F. 21

 

PT-ADEVR-FE-DIO-CEEVR-KA-001-00015 - F. 1

 

 

 

Esta notícia foi publicada em 20 de Outubro de 2014 e foi arquivada em: Documento do mês.