Saltar os Menus

Notícias

29 de Setembro de 2017

Documento do mês de setembro de 2017

O ADE divulga como documento do mês de setembro, o visto de Passaporte referente a Manuel José de Sarrea Garfeas, solteiro, de 39 anos, natural de Vila Nova de Portimão, onde nasceu a 28 de dezembro de 1808 e faleceu, na mesma localidade, a 5 de dezembro de 1891. Este proprietário visou o seu passaporte em Évora, onde pernoitou na noite de 25 de junho de 1848, com destino à sua terra natal, por um período de 15 dias.

Manuel José de Sarrea Garfeas, miguelista, Senhor dos morgados de Donalda, em Portimão, e dos de Garfeas e Quelfes, em Faro, foi intitulado de Conde da Donalda por D. Miguel I de Portugal. Era filho do coronel do Regimento de Milícias de Lagos, Francisco de Paula Sarrea Tavares e de sua mulher D. Rita de Cássia de Azevedo Coutinho. Estudou no seminário de Santarém e frequentou o curso de Direito em 1826 na Universidade de Coimbra. No ano seguinte assentou praça no regimento de milícias em Lagos, onde foi promovido a capitão da 1.ª Companhia de Granadeiros do Regimento de Milícias.

Casou em Lisboa a 15 de agosto de 1850, no oratório de seu sogro à praça das Flores, com Maria da Piedade Micaela da Mota Feio Henriques de Castelo Branco e Torres, filha de João Carlos Feio Cardoso de Castelo Branco e de D. Maria do Carmo Baena Falcão Van-Zeller Henriques de Noronha.

 

 

Cota: Governo Civil, Passaportes, Cx14, Mç95, doc.2420.

Esta notícia foi publicada em 29 de Setembro de 2017 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.