Saltar os Menus

Notícias

11 de Novembro de 2018

Documento do mês de novembro de 2018

Luís Manuel Rodrigues, um soldado alentejano que perdeu a vida na 1ª Guerra Mundial

No dia 11 de novembro de 2018 comemora-se o centenário da assinatura do Armistício, acordo que pôs fim ao conflito entre os Aliados e as Potências Centrais, colocando, oficialmente, um ponto final na Primeira Guerra Mundial iniciada em 1914.

No dia 11 de novembro de cada ano, em vários países, presta-se homenagem a todos os que combateram na Primeira Guerra Mundial e aos que perderam a vida nos campos de batalha.

Em homenagem a todos aqueles que perderam a vida na 1ª Guerra Mundial destacamos como documento do mês de novembro o processo de inventário orfanológico, que decorreu no Juízo de Direito da Comarca de Estremoz, por falecimento de Luís Manuel Rodrigues, morador na freguesia de Santo António dos Arcos, soldado da 3ª Companhia do Regimento de Infantaria nº 1. O inventariado deixou viúva Ana de Jesus Tempero e órfã uma filha de dois anos de idade.

O inventariado faleceu, como prisioneiro militar dos alemães, no hospital permanente de Colónia, Prússia Renana, a 15 de Agosto de 1918.

No processo consta a certidão de óbito do inventariado, passada e assinada pelo presidente da Comissão Portuguesas dos Prisioneiros de Guerra, comissão criada com o apoio da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, segundo a informação que constava da Lista oficial P.P. 936, organizada pelo Ministério da Guerra prussiano em 26 de setembro de 1918.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cota: Tribunal da Comarca de Estremoz, Cx. 184, doc. 1897

 

Esta notícia foi publicada em 11 de Novembro de 2018 e foi arquivada em: Documento do mês.