Saltar os Menus

Notícias

30 de Novembro de 2020

Disponibilização da Coleção de Livros de Música Litúrgica na íntegra

Estimados utilizadores, comunico-vos, sensibilizado, que este é um dos maiores presentes de aniversário que o Arquivo Distrital de Évora já recebeu e que partilha com todos vós. Graças à generosa ajuda de uma entidade foi possível digitalizar toda a Coleção de Livros de Música Litúrgica e disponibilizar 25.408 imagens dos 84 livros de música que a compõem.

O Arquivo Distrital de Évora possui uma das mais extensas e valiosas coleções de livros de coro de Portugal, cuja antiguidade se estende pelo menos desde o século XVI ao século XVIII. A partir de hoje poderá apreciar a beleza extraordinária de todos estes livros e descarregar gratuitamente as suas imagens através da Internet.

Os livros de coro existentes no Arquivo Distrital de Évora são, na sua maioria, provenientes de diversas casas e ordens religiosas da cidade de Évora e seu termo. Mais precisamente do Convento da Cartuxa, do Convento do Espinheiro, do Convento de São Domingos, do Convento de São Francisco, do Convento de São Bento de Cástris e alguns do Convento da Serra d’Ossa. Eram usados no dia-a-dia pelos monges e pelas monjas nas suas celebrações litúrgicas, orientando os seus cânticos.

Há alguns anos a Professora Antónia Conde conduziu um projeto exploratório sobre os livros do Convento de São Bento de Cástris, o Projeto Orfeus. O conjunto Ensemble Eborensis produziu também o CD intitulado “A Reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris” com base nos livros estudados nesse projeto.

Gostaríamos que esta valiosíssima coleção fosse objeto de restauro e de estudo aprofundado e que, sobretudo, contribuísse para a edificação de um Centro Interpretativo de Música Litúrgica em Évora, para que todos pudessem fruir deste património com mais facilidade e em melhores condições.

Obviamente, são elevados os custos, tal como será o retorno para a cidade de Évora e para a região. Fica a nossa vontade e disponibilidade para que mais entidades nos ajudem a transformar os nossos sonhos em realidade.

O Diretor,

Jorge Janeiro

Cota: Coleção de Música Litúrgica, Códice 10, fl. 19.

Esta notícia foi publicada em 30 de Novembro de 2020 e foi arquivada em: Geral.