Saltar os Menus

Notícias

1 de Junho de 2011

Exposição sobre a Casa Pia de Évora

O ADE lança hoje, Dia da Criança, uma exposição subordinada ao tema “A Casa Pia de Évora”. Trata-se essencialmente de uma mostra documental tendo por base documentos que fazem parte do acervo deste Arquivo Distrital e que dizem respeito ao fundo da Casa Pia de Évora, cujas datas extremas são 1507-1957 e a metragem total aproximada é de 60 metros, sendo de grande interesse para o estudo sócio-cultural do Distrito.

Assim, pretende-se dar a conhecer este Espólio Documental, composto por vários documentos e imagens, tais como: Indicação das instituições de Assistência anteriores à Casa Pia; Fundação da Casa Pia e Anexos, Organização e Administração; Património; Ensino e Tempos Livres; Comemorações do 1º. Centenário (1836-1936).

Ao longo da Exposição serão apresentados vários excertos de textos descritivos da vivência diária desta Instituição, intitulados “Pedaços de Histórias com Vida”, da autoria de Gabriel Pereira em “Estudos Eborenses”e de Alexandre Rosado, secretário da Casa Pia de Évora em 1928.

Cartaz da Exposição.

Desdobrável alusivo à Exposição.

Esta notícia foi publicada em 1 de Junho de 2011 e foi arquivada em: Geral.