Saltar os Menus

Notícias

5 de Junho de 2012

SESSÃO DE DIVULGAÇÃO DA MEF: Évora, 26 de Junho

“No trilho da interoperabilidade semântica: desenvolvimento e utilização da Macroestrutura Funcional (MEF)”

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) realizou em Leiria, Porto e Évora, 3 sessões de divulgação da Macroestrutura Funcional (MEF), respetivamente, nos dias 18, 20 e 26 de Junho, entre as 14h e as 18h.

No caso concreto da sessão de Évora, a mesma teve lugar no Salão Nobre do INATEL (Palácio Barrocal, mesmo ao lado da Praça do Giraldo), dia 26 de Junho, das 14h às 18h.

A Macroestrutura Funcional é um instrumento de apoio à elaboração de planos de classificação para organismos da Administração Pública que subscrevam valores de interoperabilidade.

Desenvolvido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi publicamente disponibilizado, na sua versão 1, em Dezembro de 2011.
Apresenta-se como um esquema hierárquico desenvolvido a dois níveis que (atualmente) representa as funções da Administração Central do Estado e cuja sintaxe e significados orientam o utilizador para uma interpretação unívoca do que a Administração faz, independentemente da natureza de cada participação num qualquer processo de negócio, ou das motivações específicas de cada organismo interveniente numa qualquer transação.

As sessões, que tiveram conteúdos idênticos, têm em vista 3 objetivos:

  • Divulgar o produto MEF v.1, explicar o modelo conceptual de suporte e suscitar o interesse da comunidade arquivística pela participação no desenvolvimento e aplicação da MEF;
  • Dar conta dos trabalhos em curso, no sentido do alargamento do universo orgânico-funcional de incidência da MEF (envolvendo, nomeadamente, a Administração Local);
  • Suscitar o debate sobre o interesse do projeto e as possibilidades de evolução do mesmo, no quadro do Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica.

A MEF v.1 está publicamente acessível em:
http://dgarq.gov.pt/programas-e-projectos/modernizacao-administrativa/macroestrutura-funcional-mef/

Os documentos apresentados durante esta sessão e agora disponíveis para consulta são:

Apresentação_MEF_AD_Evora

2012-05-31_MEF v1_0_online

2011-12-21_MEF v1_0_Divulgação

Esta notícia foi publicada em 5 de Junho de 2012 e foi arquivada em: Formação, Geral.