Saltar os Menus

Notícias

6 de Junho de 2012

Dia Internacional dos Arquivos e 1.º aniversário do ADEVR nas Redes Sociais

Foi em novembro de 2007 que o Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec (Canadá). Decidiu-se que a data da comemoração passaria a ser a 9 de Junho uma vez que foi nessa data (em 1948), que a UNESCO criou o CIA ou ICA.

Naturalmente que não podemos deixar passar em branco esta efeméride, dado o seu simbolismo e importância para todos nós.

No sentido de continuar a promover e divulgar os nossos acervos, aproveitamos para partilhar dois documentos que, mais do que um valor histórico, têm um papel de pioneiros para este Arquivo Distrital:

  • A primeira requisição diurna efetuada a este arquivo no dia 19 de Março de 1952 (Registos Paroquiais):

 

  • A primeira requisição noturna efetuada a este arquivo no dia 21 de Março de 1952 (Registos Notariais):  

Por outro lado, há mais um motivo para comemorarmos: completámos um ano desde que aderimos à Rede Social FaceBook!

Numa sociedade em permanente mutação é crucial que as organizações, públicas e privadas, tenham a capacidade de adaptação que garanta a sua sobrevivência e uma maior aproximação à Comunidade e a adesão a esta Rede Social FaceBook é parte desta estratégia de interação privilegiada e de maior proximidade.

Fazendo um balanço deste primeiro ano, sem dúvida que há motivos para estarmos (moderadamente) satisfeitos: caminhamos para os 500 “amigos virtuais” e esta Rede Social tem-se revelado como meio de comunicação muito importante, não só em Portugal, mas também no mundo globalizado.

Queremos continuar no futuro com esta aposta e a estarmos mais próximos das pessoas, nomeadamente através da divulgação das nossas atividades e de partes do nosso espólio.

Obrigado por ser nosso “amigo”.

FaceBook do Aquivo Distrital de Évora

Esta notícia foi publicada em 6 de Junho de 2012 e foi arquivada em: Geral.