Saltar os Menus

Notícias

6 de Agosto de 2012

Exposição “As Instituições Policiais no Distrito de Évora no séc. XIX”

A partir desta data, por um período previsto de 6 meses, vai ter lugar uma exposição intitulada “As Instituições Policiais no Distrito de Évora no séc. XIX”.

Tal como nas exposições anteriores, o principal objetivo é dar a conhecer ao público um pouco mais do nosso acervo, promovendo o acesso à informação e um melhor conhecimento da história, em particular no nosso Distrito.

Esta exposição feita essencialmente tendo por base os fundos do Governo Civil, do Arquivo Histórico Municipal de Évora e ainda alguma documentação que nos foi facultada exclusivamente para a exposição pelo Comando Distrital da PSP de Évora, é um ponto de partida para o estudo das instituições policiais vigentes neste Distrito no séc. XIX.

Na prática, a exposição focaliza-se no séc. XIX, mas começa com referências muito anteriores, mais concretamente com o primeiro corpo de agentes policiais que remonta ao reinado de D. Fernando I que, a 12 de Setembro de 1383, instituiu as primeiras leis sobre a organização, nomeação a atribuições dos “Quadrilheiros”.

Quanto ao século XIX, foi particularmente fértil em mudanças e a exposição espelha isso mesmo: temos a Guarda Real da Polícia, a Guarda Nacional, a Guarda Municipal e a Polícia Cívica (esta última criada por Decreto de EI-Rei D. Luís no ano de 1867) que veio a anteceder a atual Polícia de Segurança Pública.

Para ficar a saber mais, fica aqui o convite para nos fazer uma visita. Aproveitamos também para divulgar o respetivo Folheto.

Esta notícia foi publicada em 6 de Agosto de 2012 e foi arquivada em: Geral.