Saltar os Menus

Notícias

6 de Junho de 2013

Divulgação do “Mappa de comparação entre os Pesos e Medidas do systema metrico-decimal”

Vimos partilhar um documento do nosso Fundo da Casa Pia (não conseguimos precisar com exatidão a data do mesmo por não estar datado e o próprio fundo ainda está em fase de tratamento), mas sabemos que é posterior a 1852, data em que foi decretado o “Novo Systema Legal de Pesos e Medidas”, mais concretamente a 12 de Dezembro. Foi publicado pela Imprensa do Governo Civil de Évora.

É também uma forma de homenagear o Dia Internacional dos Arquivos, ou seja, dia 9 de junho, agora que passam 65 anos da criação pela UNESCO do Conselho Internacional de Arquivos.

Na prática, trata-se de um mapa com um elevado valor informativo que serviu para “(…)esclarecimento dos proprietarios, lavradores e comerciantes” do Distrito de Évora e que ainda hoje pode ser útil enquanto tabela de equivalências e fonte de informação para a época.

Ficamos a saber, por exemplo, que 1 litro representa, em líquidos, 2,758 quartilhos ou que um hectolitro (100 litros) representa 5,747 almudes. Já em secos 1 litro representa 1,103 maquia e 1 hectolitro 6,895 alqueires.
Já um kilogramma, em peso, representa 2,178 arrateis e 100 kilogrammas 1,702 quintal.

Em metros, ou seja, comprimento, 1 metro equivale a 0,9090 varas e 1 hectómetro (100 metros) equivale a 45,4545 braças.

São apenas alguns exemplos porque há muito mais! Dos moios às fangas, do arratel às scropulas, do almude ao alqueire ou da toesa ao palmo de côvado é só escolher!

Muito interessante é também verificar que havia neste período variações entre os próprios concelhos (incluindo nos extintos, num total de 9), ou seja, só com o sistema métrico-decimal foi possível a normalização que tem levado ao desuso destes termos.

Mapa de pesos e medidas

Esta notícia foi publicada em 6 de Junho de 2013 e foi arquivada em: Geral.