Saltar os Menus

Notícias

2 de Julho de 2013

Afinal de contas existiu um Chiado em Évora!

Uma das principais funções dos Arquivos é a de servir para preservar a memória do presente no futuro, ou seja, assegurar que a informação do passado não se perde, mas se perpetua.

Nesse sentido aproveitamos para partilhar convosco mais um documento, até bastante recente (1946) do Fundo da Casa Pia, que tem um aspeto muito interessante e desconhecido, mesmo de muitos Alentejanos em geral e Eborenses em particular: Évora tinha uns Armazéns do Chiado! Verdadeiro Centro Comercial da Cidade de Évora e do Alentejo!

Ao contrário do que pensamos, não eram apenas os da Baixa Lisboeta, “cópia” do conceito parisiense de grandes armazéns onde se podia encontrar de tudo, que foram destruídos pelo trágico incêndio de 1988 e posteriormente reconstruídos.

Évora tinha uma filial e como reza o documento que agora divulgamos “Os Grandes Armazéns do Chiado em Évora, instalados em edifício próprio são os MAIORES no género no Sul de Portugal, visitá-los uma vez é preferi-los SEMPRE”. Estavam estrategicamente localizados na Praça do Giraldo e o edifício ainda hoje lá está, mas as suas funções são outras!

Uma imagem vale mais que as palavras:

Chiado

Esta notícia foi publicada em 2 de Julho de 2013 e foi arquivada em: Geral.