Saltar os Menus

Notícias

25 de Fevereiro de 2014

Na Rota… dos Conventos

Numa altura em que estão na onda as Rotas dos Castelos, do Vinho, da Inclusão, das Aldeias Históricas, do Contrabando, do Pão… decidimos também associar-nos e partilhar convosco a Rota dos Conventos!

Trata-se de um documento proveniente do Fundo da Provedoria da Comarca de Évora e Estremoz que foi recentemente “descoberto” no meio de outros com os quais não aparenta ter qualquer relação.

Não está datado, mas pela letra, pelos desenhos e pela tinta, apontamos para o século XVIII.

Relativamente ao conteúdo, aparte toda a beleza gráfica, intitula-se Rota dos conventos de todo o país pertencentes à Ordem de São Domingos (o Brazão é da Ordem de São Domingos).

O documento foi elaborado para notificar os conventos que se iá proceder à eleição das religiosas. Possivelmente é uma minuta ou cópia porque o documento está rasurado e no final constam algumas correções que deveriam ser feitas na época.

De destacar também que os Conventos estão distribuídos um pouco por todo o país continental, de Vila Real a Coimbra, do Porto a Santarém, de Viseu a Montemor ou de Lisboa a Moura. Na atualidade, a realidade é bastante diferente e parte deles já não existem como Conventos, mas a informação fica perpetuada.

Clicando na imagem a mesma é ampliada o que facilita a visualização.

 

Rota_Conventos

Esta notícia foi publicada em 25 de Fevereiro de 2014 e foi arquivada em: Documento em destaque.