Saltar os Menus

Notícias

26 de Abril de 2016

Dia Mundial do Livro

O Arquivo Distrital de Évora associa-se às comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, também chamado Dia Mundial do Livro, que se realiza a 23 de abril, homenageando todos os que contribuíram ao longo dos séculos para a divulgação do livro.

O dia Mundial do Livro foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO, que aconteceu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995.

A data de 23 de abril foi escolhida como uma forma de homenagear, Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilasco de La Veja, entre outros, que faleceram no ano de 1616.

Em Portugal, em 1616, faleceu em Goa o historiador Diogo do Couto, autor do  Diálogo do Soldado Prático, que contém uma crítica mordaz ao funcionalismo na Índia, pondo a descoberto a ambição da riqueza, o amor ao luxo, a opressão aos pobres, a falta de dignidade e a deslealdade nas informações ao Rei.

Assim, neste dia Mundial do Livro, o ADEVR destaca o testamento[i] do Reverendo Padre Frei António da Anunciação, religioso professo no convento da Cartuxa, realizado pelo tabelião Manuel da Costa Tomás, datado de 28 de maio de 1747 e que fez seu testamenteiro, António da Silva, “Contratador de Livros”, morador em Lisboa.

Foram testemunhas, Domingos Gonçalves, atafoneiro dos religiosos do convento; Pedro do Espírito Santo, atafoneiro do convento; José da Silva, alfaiate e morador na rua da Lagoa; Manuel Vieira, servente de carpinteiro, morador em Évora; Manuel Álvares, alfaiate e morador na Mouraria; José Rodrigues, trabalhador e morador no convento da e Francisco Marinho Castelhano, assistente no convento.

 

1

2

[i] Arquivo Distrital de Évora, Coleção de Testamentos, Testamento do Reverendo Padre Frei António da Anunciação, religioso do Convento da Cartuxa de Évora. 1747. [em linha] PT-ADEVR-COLTEST-07520

Esta notícia foi publicada em 26 de Abril de 2016 e foi arquivada em: Documento em destaque.