Saltar os Menus

Notícias

7 de Fevereiro de 2017

Exposição de Livros de Música Litúrgica dos Conventos de Évora

O Arquivo Distrital de Évora é detentor de uma Coleção de Livros de Música Litúrgica, composta por 84 exemplares provenientes dos conventos da cidade de Évora, inventariados pelo cónego José Augusto Alegria em 1977.

A riqueza e a beleza desta coleção leva-nos a pretender divulgar gradualmente cada um dos livros, colocando-os individualmente em exposição nas nossas instalações durante um mês. Assim, os utilizadores poderão apreciá-los ao vivo. Simultaneamente, faremos a divulgação na Internet para os utilizadores que não se possam deslocar ao Arquivo Distrital.

Neste Fundo Musical contam-se 84 livros, com capa de couro sobre madeira, manuscritos em pergaminho e ricamente iluminados. Os primeiros livros a serem incorporados foram os dos conventos masculinos, encerrados após a lei de maio de 1834, sendo depois incorporados os dos conventos femininos à medida que se iam extinguindo.

Usados pelos monges e pelas monjas nas suas orações, estes livros são notáveis, não só pela qualidade das iluminuras que ostentam, mas também pela sua antiguidade e diversidade musicológica, oferecendo, desta forma, larga matéria para a investigação.  

Link para os Livros de Música Litúrgica:

Esta notícia foi publicada em 7 de Fevereiro de 2017 e foi arquivada em: Exposições.