Saltar os Menus

Notícias

31 de Março de 2017

Documento do mês de março de 2017

O documento que destacamos no mês de março contém o valioso testemunho da memória da fundação e edificação da Ermida de Santo António o Velho (sita extramuros da vila de Arraiolos), da tradição existente em torno do santo e da devoção prestada pela população da vila.

Trata-se de uma carta de Comissão de Diligências, do ano de 1673, passada pelos Desembargadores da Relação Eclesiástica de Évora, dirigida ao Reverendo Mestre António Pinto, morador em Arraiolos, para que procedesse à inquirição de testemunhas sobre a posse e administração da ermida. As diligências destinavam-se a dar sequência ao requerimento de Francisco Bravo de Oliveira, de sua mulher Mariana de Carvalho, e de Isabel Lassa de Carvalho, sua cunhada, moradores em Arraiolos, a solicitar autorização para a ermida possuir um sacerdote efetivo e ser o mesmo escolhido pelos requerentes.

Nas inquirições realizadas as testemunhas mencionaram que a ermida estava na posse e administração dos requerentes e que estivera na posse do pai das mesmas, Matias Rodrigues de Carvalho, do avô paterno, Nicolau Rodrigues, e da sua bisavó a quem chamavam a “Couta”.

Referiram também que a ermida estava na posse dos seus antepassados há mais de 200 anos e que estes sempre haviam cuidado das suas terras e zelado pela conservação da ermida, efetuando obras no edifício e nos seus telhados. Informaram, ainda, que nunca haviam faltado na ermida os ornamentos necessários para as celebrações litúrgicas e que foram os antepassados de Matias Rodrigues de Carvalho que mandaram construir o púlpito. Acrescentaram, também, que todos os anos, no dia do Santo, mandavam celebrar missas cantadas, sermões e realizavam festas, que os devotos faziam grandes romarias à ermida e deixavam lá as suas esmolas e oferendas e que no terreiro da mesma ermida existia uma fonte cuja água era milagrosa, atribuindo o povo os milagres a Santo António o Velho.

Ermida

Velho

 

 

 

 

 

 

 

 

Cota: Fundo do Convento de Nossa Senhora da Assunção de Arraiolos, da Congregação dos cónegos seculares de São João Evangelista (ou Lóios)

Esta notícia foi publicada em 31 de Março de 2017 e foi arquivada em: Documento do mês.