Saltar os Menus

Notícias

19 de Maio de 2017

O documento do mês de maio de 2017

O documento que destacamos no mês de maio é o testamento de João Garcês, fidalgo da casa de D. João II, fundador do Convento de Nossa Senhora da Assunção de Arraiolos.

O testamento data de 12 de maio de 1539.

João Garcês era filho de Afonso Garcês (secretário de El-Rei D. Afonso V e de D. João II) e de Isabel Fernandes.

Após o falecimento dos pais, João Garcês ficou na posse de uma quinta denominada “Quinta do Paço”, situada em Vale Formoso, extramuros da vila de Arraiolos, onde residiu durante muitos anos com sua esposa D. Leonor de Abreu. Como não tiveram descendência, no ano de 1526, fizeram doação da dita quinta, das suas terras e dos seus domínios aos Cónegos Seculares da Ordem de São João Evangelista, com a condição de ali edificarem um convento com invocação a Nossa Senhora da Assunção.

As obras do convento tiveram início a 14 de agosto de 1527, véspera da Assunção da Virgem Maria, e foi João Garcês que colocou a primeira pedra. Foram muitos os nobres que contribuíram, com avultadas esmolas, para a construção e conclusão da obra. Entre eles constam D. João II, Cardeal D. Henrique, Infante D. Luís e os Duques de Bragança, D. Jaime e D. Teodósio. A obra só ficaria concluída no final do séc. XVI.

Uma das disposições testamentárias de João Garcês era que fosse sepultado no Convento de Nossa Senhora da Assunção, na capela de mandara fazer com invocação a São João Evangelista, para na mesma ser colocado o seu jazigo, “em huma cova aparte do evamgelho ao pe do altar”, e que pusessem sobre a cova uma “campam de pedra destremoz de quatro palmos e meio/de largo e dez palmos de comprido” e que na mesma campa colocariam “letras breves somente decrarem que fuy ali sepultado”.

Após a sua morte, a 10 de agosto de 1542, data da abertura do testamento que consta anexo ao mesmo, o seu corpo foi sepultado na Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, segundo a sua vontade.

Cota: Convento de Nossa Senhora da Assunção de Arraiolos, documentação em tratamento.

Esta notícia foi publicada em 19 de Maio de 2017 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.