Saltar os Menus

Notícias

28 de Novembro de 2017

Documento do mês de novembro de 2017

O documento que destacamos no mês de novembro é um Tombo da Comenda de Mendo Marques, efetuado no ano de 1681, pertencente à Ordem Militar de Cristo. Era Comendador o Conde de Santa Cruz, D. João de Mascarenhas.

A Comenda de Mendo Marques era uma das muitas comendas da Ordem de Cristo situadas a Sul do Rio Tejo e data do séc. XIII.

O território da Comenda de Mendo Marques situava-se quase na totalidade na cidade de Évora, havendo uma junção entre a propriedade urbana e a rural. O tombo apresenta as propriedades distribuídas por cinco zonas distintas: as situadas na cidade de Évora e freguesias rurais (São Manços e Graça do Divor); as hortas e ferragiais no Rossio que circundavam São Brás; as situadas em Valcovo; em Vale de Freiras; e em Mendo Marques. O território de Mendo Marques possuía também herdades que estavam localizadas na freguesia de Santa Justa, pertencente na altura ao extinto Concelho de Vimieiro, e na freguesia de São Gregório, pertencente ao Concelho de Arraiolos.

No tombo consta, para além da localização das propriedades, a medição e demarcação de cada uma, identificando os foreiros das mesmas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cota: Provedoria das Comarcas de Évora e Estremoz, Comendas da Ordem de Cristo.

Esta notícia foi publicada em 28 de Novembro de 2017 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.