Saltar os Menus

Notícias

19 de Dezembro de 2017

Documento do mês de dezembro de 2017

No mês de dezembro destacamos um documento composto que se encontra na exposição  “Resistência, Revolução e Democracia: Contributos para o estudo do Marxismo no distrito de Évora” patente no Arquivo Distrital de Évora até 30 de abril de 2018.

A Revolução de abril de 1974 depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou um processo que culminaria na implementação de um regime democrático em Portugal.

Antes da Revolução o Governo Civil era uma entidade que seguia rigorosamente as ordens do regime do Estado Novo. Após a Revolução, e com a aprovação da Constituição de 1976, o cenário muda, como se pode constatar no documento em destaque.

O Governador Civil de Évora, Manuel Francisco da Costa, ao receber um ofício da Junta de Freguesia de São Manços a protestar contra a realização de uma reunião da Cooperativa de Habitação Económica de Torre de Coelheiros na Casa do Povo de São Manços, salienta que ao abrigo da Constituição Portuguesa a cooperativa tinha plena liberdade para realizar a reunião. No final da sua resposta reforça mesmo esse direito justificando que “A Democracia é isso mesmo”.

Documento

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: 1977

Cota: SGMAI/ADEVR/E/532 (A-1/1)

Esta notícia foi publicada em 19 de Dezembro de 2017 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.