Saltar os Menus

Notícias

12 de Junho de 2018

Festa dos Arquivos 2018 – Estremoz

No âmbito da Rede de Arquivos do Alentejo – Secção do Distrito de Évora (RAA-DE) foi delineada uma estratégia de salvaguarda e valorização dos arquivos associativos que inclui várias medidas. Uma delas é a organização da Festa dos Arquivos, no Dia Internacional dos Arquivos, que procura envolver as coletividades através da reconstituição de iniciativas que estas já tenham realizado no passado, de modo a que conheçam o seu próprio património arquivístico e fiquem sensibilizadas para a necessidade de o tratarem e disponibilizarem ao público para os mais diversos fins, inclusivamente, para a produção de estudos históricos e para a fruição cultural.

No ano de 2018 a Festa dos Arquivos teve lugar apenas no concelho de Estremoz, pretendendo-se que futuramente se alargue a outros concelhos, com a reconstituição da atuação da Banda Filarmónica Luzitana pela ocasião da inauguração da Estação de Caminho de Ferro de Estremoz (Ameixial) em 1873.

O concerto foi realizado no Coreto Municipal de Estremoz, no dia 9 de junho de 2018, pelas 10.30 horas, enquanto decorria o Mercado Semanal, obtendo ampla assistência.

A iniciativa, para além do impacto junto da população, despertou o interesse da Banda Filarmónica Luzitana pelo seu próprio arquivo, esperando-se que seja estabelecida uma forma de colaboração com o Município de Estremoz e com o Arquivo Distrital que permita o tratamento do acervo a breve trecho.

A Festa dos Arquivos, ao envolver as coletividades e a população, favorece a salvaguarda de património arquivístico que, no caso da Banda Filarmónica Luzitana, remonta a 1840, uma vez que se trata da banda filarmónica mais antiga do país em atividade.

Poderá aceder a fotografias da Festa dos Arquivos através do seguinte link.

Historial do concerto

Folheto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta notícia foi publicada em 12 de Junho de 2018 e foi arquivada em: Efemérides.