Saltar os Menus

Notícias

25 de Junho de 2018

Encerramento ao público: Feriado Municipal de Évora (29 de junho)

Informamos todos os nossos utilizadores que dia 29 de junho (dia de São Pedro), sexta-feira, estaremos encerrados ao público em virtude de ser o feriado municipal de Évora.

A título informativo, damos a conhecer um pouco da história deste feriado:

Com a implantação da República o Governo Provisório implementou a redefinição dos dias feriados nacionais e municipais.

Deste modo, a Câmara Municipal de Évora, na sua reunião de 20 de Abril de 1911 (era presidente o Sr. Dr. Felício Caeiro),  decidiu que o feriado municipal seria no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

Em 10 de Dezembro de 1942, a Câmara Municipal de Évora considerou que esta data não fazia sentido para a cidade e deliberou que fosse transferido para dia 21 de Agosto (data da revolta popular de 1637 contra o domínio castelhano, conhecida por “Alterações de Évora”).

Tal como anteriormente, também esta data não foi bem recebida pela população e numa reunião em 9 de Julho de 1954 foi aprovada uma nova proposta de fixação para o feriado municipal no dia 29 de Junho, “Dia de São Pedro”.

Esta data coincide, regra geral, com o último dia da secular e muito afamada Feira de São João que continua a trazer à cidade uma grande animação.

Pelo Decreto_43030, de 24 de Junho de 1960, do Ministério do Interior, o dia 29 de junho passou a ser feriado municipal e considerado como o “Dia da Cidade”.

Esta notícia foi publicada em 25 de Junho de 2018 e foi arquivada em: Geral.