Saltar os Menus

Notícias

19 de Março de 2019

Documento do mês de março de 2019

Para documento do mês de março, mês em que se comemora o “Dia do Pai”, destacamos uma carta pessoal pertencente à Sociedade Vianense. A missiva foi dirigida aos sócios da sociedade por Inácio Avelino Gomes, sócio efetivo da mesma, na qual agradeceu o apoio dos consócios pela homenagem prestada em honra de seu pai Neutel Gomes, sócio fundador da sociedade, falecido a 9 de julho de 1867.

Inácio Avelino Gomes utiliza no texto palavras emotivas, repletas de dor, de mágoa e de revolta pela perda do pai, chegando mesmo a questionar a própria fé.

e neste grande turbilhão de ideias sinistras só se me apresenta a morte, esse monstro horrível, que com as sanguinolentas garras arranca do seio de uma família um pai querido, um benfeitor extremoso e um amigo sem igual.

Neste lance aflitíssimo, quasi que o crente se torna em sceptico, o homem religioso em irreligioso, não lembrando, que tudo neste mundo não é mais do que um bem transitório, uma felicidade apparente…”.

Através da interpretação da escrita, cuidada e culta, do autor percebe-se que obteve uma boa educação escolar e religiosa. Salientamos que o ADE possui o processo de habilitação de Inácio Avelino Gomes, que ingressou na vida religiosa no ano de 1859 e ficou apto para presbítero em 1863. No final da carta o autor não assinou como padre, possivelmente por se dirigir ao seu círculo de amigos.

Data: 15 de julho de 1867

Carta

Cota: F: Cartório Notarial de Viana do Alentejo, Sr: 012, UI: 0040 – Documentos da Sociedade Vienense, Pt. 120, mç. 164, doc. 12

Esta notícia foi publicada em 19 de Março de 2019 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.