Saltar os Menus

Notícias

5 de Janeiro de 2022

Documento do mês de janeiro de 2022

Vacinação contra a varíola em Vila Viçosa em 1878

 

A varíola, também conhecida por bexigas, foi uma doença epidémica altamente infeciosa que assolou durante séculos a população mundial, sendo responsável por elevadas taxas de mortalidade.

Em 1798, após Edward Jenner ter descoberto a vacina contra a varíola, esta começou a ser administrada um pouco por todo o mundo. E Portugal não foi exceção.

Em 1812 foi fundada a Instituição Vacínica na Academia Real das Ciências de Lisboa, tendo como cofundador Bernardino António Gomes. A campanha de vacinação da população contra a varíola começou então a ser implementada em todo o país.

Tanto os municípios como o pessoal de saúde aderiram massivamente a esta política, o que terá contribuído para que a população portuguesa reconhecesse rapidamente a importância da vacinação contra a doença.

Em Portugal, na segunda metade do séc. XIX, o número de doentes e a taxa de mortalidade por varíola diminuíram consideravelmente, até mesmo antes de a vacina ser declarada obrigatória em 1894.

O Estado fez um esforço permanente neste domínio. Por exemplo, uma das funções dos administradores dos concelhos era proceder à inspeção do estado de saúde da população, consciencializar para o benefício da vacina e promover campanhas de vacinação. Assim, tinham de remeter anualmente para os governos civis os inquéritos atualizados sobre o estado da vacinação dos respetivos municípios. É neste contexto que selecionámos o documento do mês de janeiro.

O documento em questão é o questionário de vacinação do concelho de Vila Viçosa do ano de 1878.

O Dr. João Gomes Jardim, médico-cirurgião do partido municipal, era o profissional de saúde responsável por vacinar a população. Entre outros dados pertinentes relativos à vacinação, no inquérito que produziu, consta o número de habitantes do concelho, o número de óbitos, o número dos que faleceram com bexigas e quantas vacinas foram administradas.

 

 

 

 

 

 

 

Cota: Fundo: Governo Civil de Évora, Sc: K – Assistência e Saúde Pública, Cx. 14, doc. 14

Esta notícia foi publicada em 5 de Janeiro de 2022 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.