Saltar os Menus

Notícias

11 de Agosto de 2022

Documento do mês de agosto de 2022

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia de Santa Clara. Santa Clara nasceu a 16 de julho de 1193 em Assis, Itália, e foi a fundadora da secção feminina da Ordem Franciscana, cujas religiosas eram conhecidas por “Clarissas” ou por “damas pobres” devido ao voto de pobreza que professavam.

Para nos juntarmos à efeméride selecionámos para documento do mês de agosto o registo de óbito da última freira do Convento de Santa Clara de Évora, a Madre Maria Ludovina do Carmo, natural de Évora, falecida a 9 de maio de 1903 na freguesia de Santo Antão, com 87 anos, filha de José Joaquim de Brito Gramacho, escrivão da Superintendência Geral da Décima da Comarca de Évora, natural do Brasil, e de Rosa Maria Carrilho Guerra, cuja naturalidade se ignorava.

Após o falecimento da religiosa e conforme o Decreto de 30 de Maio de 1834, que determinou a extinção dos conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e outras casas das ordens religiosas regulares, e a incorporação dos seus bens na Fazenda Nacional, o Convento de Santa Clara encerrou e passou para a posse do Estado, albergando desde 1911 até 1936 o Quartel de Infantaria e, posteriormente, até à atualidade, serviu de estabelecimento de ensino.

 

 

 

 

 

Cota: Paróquia de Santo Antão, liv. 223, f. 10vº

 

 

 

 

 

Fundo: Câmara Eclesiástica de Évora, SC:K – Conventos, SR:010 – Convento de Santa Clara, Cx. 11, doc. 78

Esta notícia foi publicada em 11 de Agosto de 2022 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.