Saltar os Menus

Notícias

5 de Outubro de 2022

Documento do mês de outubro de 2022

Comemora-se hoje, dia 5 de outubro, o Dia Mundial do Professor. Foi criado em 1994 pela UNESCO com o intuito de promover e reconhecer a importância do papel dos professores na instrução de crianças, jovens e adultos e no desenvolvimento da sociedade.

O Arquivo Distrital de Évora não quis deixar de se associar à comemoração desta efeméride selecionando um documento relativo à profissão de professor.

A escolha recaiu no Auto de Exame de Diogo José de Amaral, natural de Malhada de Sorda, Bispado de Pinhel, de 40 anos, religioso secularizado, assistente em Mora e opositor à Cadeira de Primeiras Letras da mesma localidade. Antes do exame Diogo José de Amaral apresentou as suas habilitações de folha corrida e atestados de vida e costumes, que foram anexadas ao Auto de Exame a que foi sujeito. O exame foi mandado executar, e executado, na presença do Dr. José Pequito de Andrade, Corregedor da Comarca de Évora e Provedor interino da mesma Comarca, de João Luís de Abreu, Professor Substituto de Gramática Latina, de João Teixeira Leitão, Professor Proprietário das Primeiras Letras, e de João José Vieira, escrivão da Câmara, que redigiu o auto. O exame decorreu a 14 de fevereiro de 1819 e as qualificações concedidas pelos avaliadores foram, de uma maneira geral, positivas.

Contudo, o exame foi julgado nulo pela Real Junta da Diretoria Geral dos Estudos e Escolas do Reino, por faltarem ao examinado provas de escrita e “…principalmente por ser feito ao Domingo…”. Junto ao processo consta a Provisão de D. João VI ordenando que o opositor efetuasse novo exame.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cota: Provedoria da Comarca de Évora e Estremoz, SC: Instrução Pública

Esta notícia foi publicada em 5 de Outubro de 2022 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.