8 de Março de 2023
Documento do mês de março de 2023
Dia Internacional da Mulher
O reconhecimento da capacidade das meninas para o ensino
O documento que escolhemos para divulgar no Dia Internacional da Mulher é o Mapa Estatístico das Cadeiras de Instrução Primária, de Latim e Latinidade, existentes no concelho de Montemor-o-Novo, do ano de 1864, no qual o Administrador do Concelho reconhece que as meninas tinham melhor desempenho na escola do que os rapazes.
No ofício enviado, a 2 de abril de 1865, por Francisco António da Silva Grenho, Administrador do Concelho de Montemor-o-Novo, ao Governador Civil de Évora, informa-se que no dito concelho existiam quatro cadeiras de instrução primária do sexo masculino e uma cadeira do sexo feminino. Duas cadeiras eram na vila de Montemor, outra na freguesia de Santiago do Escoura e outra em Vendas Novas. Refere-se que em Lavre a cadeira não estava ocupada por não ter havido opositor ao concurso.
O Administrador faz menção de que na vila as escolas estavam a funcionar em casas com condições adequadas, ao contrário das outras freguesias do concelho, ainda que os professores fossem “inconstantes nas suas obrigações”, e salienta mesmo que “fazem mais progressos as meninas do que os meninos, o que tenho observado nas repetidas visitas que lhe tenho feito”. No Mapa estatístico das “Cadeiras de Instrução Primária, de Latim e Latinidade”, que enviou em anexo, evidenciou novamente, no campo “Estado da instrução e tendências naturais para o ensino”, que tem o “sexo masculino muito pouca instrução e muito pouca tendência para ela” enquanto se observa “no sexo feminino muito mais desenvolvimento”.
Fundo: Governo Civil de Évora, SC: I/F – Ensino