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Notícias

5 de Abril de 2023

Documento do mês de abril de 2023

“Modelos de Mobília para Escolas de Instrução Primária, organizados por ordem da Direcção-Geral de Instrução Pública”

 

No séc. XIX em Portugal houve muitas mudanças no setor do ensino e educação. Surgiram novos métodos de ensino, foram criadas Escolas Normais que formaram um grande número de professores do ensino elementar e complementar, e, por todo o país, construíram-se novas escolas primárias. O objetivo era combater o analfabetismo, permitindo que o ensino chegasse e estivesse ao alcance de todos, nomeadamente, das camadas mais pobres da sociedade. A visão de uma população mais cultivada era tida como um fator determinante para o progresso e desenvolvimento do País.

Foram efetuadas inspeções e relatórios sobre as condições das escolas. Inspecionaram-se quer os edifícios quer o mobiliário e materiais existentes nos mesmos.

Mariano Ghira, professor da Escola Naval, foi o comissário dos estudos das inspeções efetuadas nas escolas do Distrito de Lisboa no ano de 1866. À época, a maior parte das escolas funcionava nas casas de habitação dos professores, misturando-se com o ambiente doméstico dos mesmos, não reunindo condições para a frequência das aulas.

O estudo de Ghira alertou para a necessidade de se construírem edifícios próprios para o ensino e de equipar os mesmos com as condições necessárias para professores e alunos. Defendeu que, se os estabelecimentos oferecessem melhores condições, mais profícuo seria o rendimento escolar. Mostrou igualmente preocupação com a postura corporal dos alunos e com a falta de mobiliário adequado.

No mesmo ano, elaborou diversos projetos para edifícios escolares, bem como do mobiliário e do equipamento escolar a adotar.

Em 1877, na sequência do seu trabalho, foram publicados desenhos de mesas, bancos e carteiras, inspirados em modelos estrangeiros, com a designação de “Modelos de Mobília para Escolas de Instrução Primária, organizados por ordem da Direcção Geral de Instrução Pública”, para serem construídos e adotados pelas escolas portuguesas.

Cota: Governo Civil de Évora, Secção I (documentação por inventariar)

Esta notícia foi publicada em 5 de Abril de 2023 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.