Saltar os Menus

Notícias

13 de Julho de 2023

Documento do mês de julho de 2023

Projeto de edital sobre mendicidade, consumado pelo Governador Civil de Évora, José Carlos de Gouveia, a 8 de julho de 1886, e aprovado pelo Conselho do Distrito em sessão de 17 de julho de 1886. O edital foi impresso a 2 de agosto de 1886 e posteriormente remetido para todos os administradores dos concelhos do distrito e respetivos corpos de polícia, para darem cumprimento às diretivas do Governador Civil sobre a matéria do edital.

 

No séc. XIX a mendicidade gerou por todo o país uma grave crise social e o Distrito de Évora não foi exceção. A necessidade de se fazer o controlo, e seleção dos mendigos e falsos mendicantes para o combate ao pauperismo na comunidade, era premente. Existia um grande número de falsos pedintes e vadios que, apesar de possuírem condições físicas para trabalhar, deambulavam pelas ruas pedindo esmola e perturbavam o sossego público. É neste contexto que surgem as medidas para controlar a mendicidade e direcionar a beneficência para aqueles que, efetivamente, dela necessitavam.

O edital regulamentava a proibição da mendicidade no distrito a todos os indivíduos que não tivessem licença para mendigar.

Os indivíduos tinham de justificar o seu estado de indigência junto do Administrador do Concelho onde residiam, apresentando os documentos que julgassem convenientes para o efeito ou que os ditos magistrados lhes exigissem. Eram obrigados a apresentar um atestado do Subdelegado de Saúde que alegasse que estavam inaptos para trabalhar devido à avançada idade, ou por invalidez, e uma declaração de pobreza, passada pelo Regedor da Paróquia em que residiam, em como não possuíam meios de subsistência nem parentes que os pudessem sustentar.

Após a apreciação favorável do Administrador do Concelho, era lavrado em duplicado um auto de habilitação e inspeção de cada mendigo: um auto era lavrado no livro competente da dita administração e outro entregue ao requerente para posteriormente o apresentar ao Comissário Geral de Polícia Civil. O Comissário Geral da Polícia passava as licenças solicitadas e registava os mendigos no livro de matrícula competente, identificando o concelho em que estavam autorizados a mendigar, sendo a cada um atribuída uma chapa metálica com o número da matrícula, que deveriam trazer ao peito do lado direito, permitindo aos habitantes dos concelhos em que pediam, e aos agentes policiais, distinguirem os verdadeiros dos falsos mendigos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo: Governo Civil de Évora, SC: H, SR: 005 – Concessão de licenças (mendicidade)

Esta notícia foi publicada em 13 de Julho de 2023 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.