Saltar os Menus

Notícias

25 de Setembro de 2023

Documento em Destaque do mês de setembro

Na iniciativa “Documento em destaque” divulga-se o livro do “Auto Comemorativo da inauguração do caminho de ferro” que fez a ligação de Évora ao Barreiro “á margem do Tejo – defronte de Lisboa”, em 13 de setembro de 1863, também denominado no documento como “via férrea do sueste de Portugal”, junto ao Rossio de São Brás.

No evento estiveram presentes Nuno José Severo de Mendonça Rolim de Moura Barreto, Duque de Loulé e Presidente do Conselho de Ministros, o Visconde de Sá de Bandeira, Ministro da Guerra, Dom José António da Mata e Silva, Arcebispo de Évora, Francisco Guedes de Carvalho Menezes, Governador Civil do Distrito de Évora, o Comandante da Força Militar, António Joaquim Potes de Campos, Presidente da Câmara da cidade de Évora, e mais membros da dita instituição acompanhados pela comissão dos representantes das diversas associações e corpos coletivos da cidade, os representantes das Câmaras e mais concelhos do Distrito, as autoridades administrativas e judiciais da cidade de Évora, e um grande número de cidadãos que se juntaram à inauguração para testemunharem e assistirem ao acontecimento que possibilitava a ligação da cidade à capital do Reino.

No local o Arcebispo procedeu à bênção solene da mencionada via férrea, máquinas e material circulante. Posteriormente as personalidades presentes e um grande número de cidadãos dirigiram-se aos Paços do Concelho, onde se registou o solene e promissor acontecimento e, no final, todos assinaram o documento. Constam 51 assinaturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo: Arquivo Histórico municipal de Évora, liv. 177

 

Esta notícia foi publicada em 25 de Setembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque.