Saltar os Menus

Notícias

12 de Dezembro de 2023

Documento do mês de dezembro de 2023

Em tempo da Quadra Natalícia relembram-se os mais necessitados e desenvolvem-se normalmente ações de caridade e apoio social. Esta é uma prática desenvolvida há muito tempo, justificada por diversas razões: ou porque decorrem estas festividades; ou pela crença religiosa com o intuito de assegurar o post mortem no Paraíso; ou por alívio da consciência; ou, também, por uma ação altruísta sem esperar qualquer tipo de recompensa.

Pese embora nem sempre os motivos neles figurem, os testamentos constituem um dos instrumentos utilizados sistematicamente na distribuição de meios pelos mais desfavorecidos. Assim, num ato final, os que podiam, sentiam o chamamento de disporem dos seus rendimentos e do seu património em benefício da comunidade, em especial dos grupos mais vulneráveis. Encerravam deste modo as suas vidas com um gesto nobre. Ao longo de séculos, quando realizavam os seus testamentos, as pessoas deixavam por escrito a doação de bens monetários, móveis ou imóveis a instituições de assistência como a Santa Casa da Misericórdia, ou a órfãos, a expostos ou a pessoas desfavorecidas pelas vicissitudes da vida.

Para destacar a importância das boas ações e da vontade em ajudar quem mais necessita, dentro e fora das festividades, o Arquivo Distrital de Évora assinala esta prática com a divulgação de dois documentos de doações, feitas em testamento, a indivíduos em situações precárias.

No primeiro vemos uma mulher, Teodora Maria, que assinala o nome de 16 mulheres pobres a quem deixa uma esmola de 12 réis a cada uma.

No segundo, Maria Teodora do Rosário determina que “uma parte dos seus bens seja repartido por órfãos, viúvas de boa fama e pobres da vila”, constando ainda a lista das pessoas que receberam a respetiva esmola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Códigos de Referência:

PT/ADEVR/AC/PCEVR/F-A/005/00090

PT/ADEVR/JUD/JOCAB/A/002/00006

Esta notícia foi publicada em 12 de Dezembro de 2023 e foi arquivada em: Documento do mês.