Saltar os Menus

Notícias

3 de Abril de 2024

II Encontro Transfronteiriço de Arquivos – Huelva – 13 e 14 de junho de 2024

A Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Desporto da Junta da Andaluzia, através do Arquivo Histórico Provincial de Huelva, está a organizar o II Encontro Transfronteiriço de Arquivos em colaboração com o Arquivo Distrital de Évora, a Rede de Arquivos do Distrito de Évora e a Universidade de Évora.

O tema é: “Arquivos, caminhando em direção à inteligência artificial”.

O Encontro terá lugar nos dias 13 e 14 de junho no Salão de Atos do Museu de Huelva e pretende dar continuidade à 1ª edição realizada em Évora em 2022.

Será uma reunião técnica, que servirá de fórum de formação e intercâmbio, direcionada para profissionais da área dos arquivos, que exerçam o seu trabalho profissional em diversas instituições – públicas e privadas – nos municípios fronteiriços entre Espanha e Portugal, bem como ao público em geral.

Pretende-se que tanto os espanhóis como portugueses conheçam os avanços que estão a ocorrer no campo da Inteligência Artificial e como a automatização de processos, a digitalização e o processamento de imagens digitais podem ajudar na gestão documental.

No Encontro, cujo programa já está disponível, irão abordar-se os desafios na gestão de documentos, bem como os benefícios e riscos das soluções implementadas. Vão, igualmente, ser divulgadas experiências práticas que estão atualmente a ser realizadas e o seu potencial para a formação de futuros projetos transfronteiriços na área dos arquivos.

As inscrições, abertas a partir do dia 13 de maio, são gratuitas e limitadas à capacidade do espaço.

Poderá encontrar mais informação no sítio Web do Archivo Histórico Provincial de Huelva.

 

II Encontro Transfronteiriço de Arquivos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Síntese do Encontro

O II Encontro Transfronteiriço de Arquivos decorreu no auditório do Museu Provincial de Huelva nos passados dias 13 e 14 de junho de 2024, tendo tido lotação esgotada. Foi promovido pela Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Desporto da Junta da Andaluzia, através do Arquivo Histórico Provincial de Huelva, em colaboração com o Arquivo Distrital de Évora, a Rede de Arquivos do Distrito de Évora e a Universidade de Évora. O tema do Encontro foi “Arquivos, caminhando em direção à inteligência artificial”.
O Encontro deu continuidade à 1ª edição realizada em Évora em 2022.
A abertura desta reunião técnica esteve a cargo das mais altas individualidades da área: Mario Martín Pareja, Diretor-Geral do Património Documental e Bibliográfico e da Inovação e Promoção Cultural da Junta da Andaluzia, de Ana López Cuadrado, Subdiretora-Geral dos Arquivos Estatais de Espanha, e de Maria Teresa Herrera Vidarte, Delegada Territorial de Huelva.
Os representantes das instituições organizadoras deram de seguida início aos trabalhos: Luis Romero, diretor do Arquivo Provincial de Huelva, Jorge Janeiro, diretor do Arquivo Distrital de Évora e coordenador da Rede de Arquivos do Distrito de Évora, Prof. Fernanda Olival, diretora do CIDEHUS, Rui Duarte, Chefe da Divisão de Informação Documental da Universidade de Évora.
Os mais de 100 profissionais da área dos arquivos que passaram pelo Encontro Transfronteiriço tiveram oportunidade de conhecer os mais recentes progressos da aplicação da Inteligência Artificial à gestão da informação e ao património arquivístico. Programa:
Dia 13 de junho
Manhã – 9:30-10:00 horas:
Receção de participantes
-10:00-10:15 horas:
Sessão de abertura do Encontro
Junta de Andalucía. Consejería de Turismo, Cultura y Deporte -Mario Martín Pareja. Director General de Patrimonio Documental y Bibliográfico e Innovación y Promoción Cultural
– Ana López Cuadrado. Subdirectora-General de los Archivos Estatales de Espanha
– Teresa Herrera Vidarte. Delegación Territorial de Turismo, Cultura y Deporte en Huelva
-10:15-11:30 horas:
El Proyecto InterPARES Trust Artificial Intelligence. Experiencias en digitalización e IA en el Centro de Investigación y Difusión de la imagen (CRDI). David Iglesias Franch. Ayuntamiento de Girona Gestión Documental y Archivos Jefe de la Sección de Documentación Fotográfica y Audiovisual
-11:30-12:00 horas: Pausa para café
-12:00-12:40 horas:
Indexación asistida por computadora o IAC. Ezra Isaías Gomar Aníbal Cristeche Virgilio Baptista FamilySearch Península Ibérica
-12:40-13:20 horas:
Memória Inteligente: Futuro em Aberto. Hélder Silva Arquivo municipal de Albergaria-a-Velha Unidade de Reorganização Administrativa de Procedimentos do município de Albergaria-a-Velha
-13:20-14:00 horas:
Una experiencia de colaboración en proceso: e-Scribano y los protocolos notariales de Córdoba.
Antonio J. Díaz
Universidad de Córdoba
Ana Chacón
Archivo Histórico Provincial de Córdoba
Tarde -17:00-18:00 horas:
Digitalización, difusión y preservación digital. Fernando Rubio Valentín Libnova
-18:00-18:10 horas. Descanso
-18:10-18:40 horas:
Acesso ao modelo de IA “Portuguese Handwriting 16th-19th c.’ para a transcrição automatizada de arquivos”.
Hervé Baudry CHAM; Universidade Nova de Lisboa
-18:40-19:10 horas:
Estado da digitalização em Portugal e a difusão dos arquivos na Web
Anabela Ribeiro Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas Divisão de Disponibilização e Produção de Conteúdos Digitais Chefe de Divisão
-19:15-19:45 horas:
Visita guiada a la exposición “Ídolos. Miradas milenarias desde el extremo suroccidental de Europa”. Museo de Huelva
Dia 14 de junho Manhã
-09:45-11:00 horas:
Pares y el nuevo motor de búsqueda sobre los objetos digitales utilizando técnicas de Inteligencia Artificial. Santiago Muriel Hernández Subdirección General de Archivos Estatales del Ministerio de Cultura Jefe Servicio PARES
-11:00-11:30 horas: Pausa para café
-11:30-12:00 horas:
@rchivAWeb y la automatización del proceso de tratamiento de imágenes digitales. Mª Isabel Valiente Fabero Consejería de Turismo, Cultura y Deporte. Junta de Andalucía. Dirección General de Patrimonio Documental y Bibliográfico e Innovación y Promoción Cultural. Coordinadora del Sistema de Información @rchivA. Servicio de Archivos.
-12:00-12:20 horas:
A ponta do iceberg. A CLAV enquanto plataforma para a classificação e avaliação da informação da Administração Pública Portuguesa.
Rui Godinho
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) Chefe da Divisão de Normalização e Apoio à Administração (DNAA)
-12:20-12:40 horas:
La transformación digital en el Archivo Histórico Provincial de Cáceres: Retos y oportunidades. Esperanza Díaz García Directora del Archivo Histórico Provincial de Cáceres
-12:40-12:50 horas: Descanso
-12:50-13:20 horas.
La digitalización en el Archivo General de Indias: líneas de trabajo de un proyecto de interdepartamental. Manuel Álvarez Casado Jefe del Departamento de Conservación Archivo General de Indias
-13:20-13:40 horas:
Archivos e Indicadores de Gestión: aplicación BI
Rui Duarte Arquivo da Universidade de Évora | Divisão de Informação Documental
Arquivos_Indicadores_Gestão_RuiDuarte_UnivEvora
-13:40-14:00 horas:
Extracción de Información en Arqueología. Informes de megalitos en la administración portuguesa
Ivo Santos CIDEHUS; Universidade de Évora; Universid Complutense de Madrid
-14:00-14:15 horas: Conclusión y Clausura
Esta notícia foi publicada em 3 de Abril de 2024 e foi arquivada em: Conferências.