11 de Julho de 2024
Documento do mês de julho de 2024
No ano em que se comemoram 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e tendo em conta a conjuntura dos últimos anos no que respeita à inflação, divulgamos um Relatório assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos e datado de 13 de março de 1974, em que dá conta da carestia de produtos e da elevada inflação que se fazia sentir, o que agravava em muito o custo de vida.
Por exemplo, nas mercearias verificavam-se “altas” de preço em vários produtos (“azeite, óleos alimentares, detergentes, sabão, bolos”) o que desanimava “as donas de casa”. O aumento cifrava-se “na ordem dos 40 a 50 por cento”.
Hoje, o acesso a carne de vitela e de vaca é relativamente fácil. Mas na altura a carne de vitela e de vaca não apareciam, sequer, no mercado para venda.
Se para alguns produtos poderia ser percetível e aceitável o aumento de preço, outros havia em que isso não acontecia. Como era o caso dos “bolos miúdos [que] passaram de 1$70 para 2$50, sem que para o facto se encontr[asse] qualquer justificação operante”.