Saltar os Menus

Notícias

11 de Julho de 2024

Documento do mês de julho de 2024

No ano em que se comemoram 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e tendo em conta a conjuntura dos últimos anos no que respeita à inflação, divulgamos um Relatório assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos e datado de 13 de março de 1974, em que dá conta da carestia de produtos e da elevada inflação que se fazia sentir, o que agravava em muito o custo de vida.

Por exemplo, nas mercearias verificavam-se “altas” de preço em vários produtos (“azeite, óleos alimentares, detergentes, sabão, bolos”) o que desanimava “as donas de casa”.  O aumento cifrava-se “na ordem dos 40 a 50 por cento”.

Hoje, o acesso a carne de vitela e de vaca é relativamente fácil. Mas na altura a carne de vitela e de vaca não apareciam, sequer, no mercado para venda.

Se para alguns produtos poderia ser percetível e aceitável o aumento de preço, outros havia em que isso não acontecia. Como era o caso dos “bolos miúdos [que] passaram de 1$70 para 2$50, sem que para o facto se encontr[asse] qualquer justificação operante”.

Cota: Governo Civil de Évora.

Esta notícia foi publicada em 11 de Julho de 2024 e foi arquivada em: Documento do mês, Documento em destaque.