3 de Novembro de 2025
Documento do mês de outubro de 2025
No ofício do Governador Civil do Distrito de Évora, de 18 de dezembro de 1880, remetido à Comissão Executiva do Distrito, constam em anexo os documentos das despesas efetuadas por D. António Gonçalves Ramalho, Intendente da Pecuária do Distrito de Évora, relativas à ida do mesmo a Inglaterra para comprar um cavalo inglês reprodutor de puro-sangue, segundo fora deliberado pelo Concelho de Agricultura do Distrito, e consta a cópia da ata da sessão do Conselho de Agricultura, de 16 de dezembro de 1880, na qual o intendente apresentou o relatório da viagem, que descreveu como tendo sido “de espinhoso encargo que lhe fora cometido” e na qual apresentou os referidos documentos comprovativos das despesas efetuadas.
O documento que destacamos é a fatura que se encontra apensa ao ofício, passada a 29 de outubro de 1880 pela empresa J. Grimaldi & Cº, sediada em Londres, com a descrição das despesas com a compra de um cavalo “entero” chamado “Squirrell”, que veio de Londres para Lisboa no barco a vapor “Cadiz”. Na fatura estão descritas todas as despesas que envolveram a transação.
Consta o equipamento e acessórios que acompanhavam o equídeo no percurso da viagem de Londres para Lisboa: 2 mantas, inclusive uma com capuz, um protetor de cauda, um protetor de lã, fivelas e argolas para o mesmo, um capacete, um jogo de bandagens para as patas, um par de joelheiras, uma dúzia de pincéis, dois pentes, um raspador e um freio de metal com bocal de aço e rédeas duplas.
Consta a descrição dos gastos feitos com a transação e transporte do “Squirrell” e do Intendente António Gonçalves Ramalho para Lisboa: com a corretagem (taxa cobrada pelo mediador da transação), da condução do cavalo de Leighton para Londres, do certificado do veterinário, por 9 dias de manutenção do animal em Londres e condução do mesmo ao dique de embarque, com a alimentação e cuidado durante a viagem, com o transporte e seguro do mesmo, com o frete incluindo a caixa de transporte para Lisboa, com o seguro contra todos os riscos, da passagem do Intendente para Lisboa e por fim a comissão pela transação, pelo embarque, do interprete e acompanhamento do intendente a vários locais (Cricklewood, Hyde, Ely, Newmarket, Kingsbury, Brighton e Leighton).
Cota: F: Governo Civil de Évora, SC: J – Coordenação da atividades económicas e da população, SSC: Pecuária, cx. 164, doc. 7

