19 de Dezembro de 2017
Documento do mês de dezembro de 2017
No mês de dezembro destacamos um documento composto que se encontra na exposição “Resistência, Revolução e Democracia: Contributos para o estudo do Marxismo no distrito de Évora” patente no Arquivo Distrital de Évora até 30 de abril de 2018.
A Revolução de abril de 1974 depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou um processo que culminaria na implementação de um regime democrático em Portugal.
Antes da Revolução o Governo Civil era uma entidade que seguia rigorosamente as ordens do regime do Estado Novo. Após a Revolução, e com a aprovação da Constituição de 1976, o cenário muda, como se pode constatar no documento em destaque.
O Governador Civil de Évora, Manuel Francisco da Costa, ao receber um ofício da Junta de Freguesia de São Manços a protestar contra a realização de uma reunião da Cooperativa de Habitação Económica de Torre de Coelheiros na Casa do Povo de São Manços, salienta que ao abrigo da Constituição Portuguesa a cooperativa tinha plena liberdade para realizar a reunião. No final da sua resposta reforça mesmo esse direito justificando que “A Democracia é isso mesmo”.
Data: 1977
Cota: SGMAI/ADEVR/E/532 (A-1/1)