5 de Maio de 2021
Documento do mês de maio de 2021 – 2º Dia Mundial da Língua Portuguesa
Hoje, dia 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Para nos juntarmos às comemorações da efeméride selecionámos alguns documentos demonstrativos da evolução da língua portuguesa, quer a nível da linguagem, quer da grafia, do século XIV ao século XVIII.
O primeiro documento é uma carta régia de D. Pedro I perdoando uma dívida ao concelho de Évora com a condição do mesmo gastar o dinheiro, que devia ao rei, na reparação do muro, torres e barbacãs da cidade. A carta foi redigida em Abrantes, a 28 de maio da era de 1404 (Ano de Cristo: 28 de maio de 1366).
Cota: AHMEVR, Pt. 65, doc. 1
O segundo documento é um privilégio de D. Sebastião concedido aos religiosos do Convento de São João Evangelista de Arraiolos. O rei acedeu ao pedido feito pelos religiosos e proibiu as “gentes” da vila de Arraiolos e dos montes de invadir as herdades pertencentes aos religiosos, bem como de cortar lenha, árvores ou colher os frutos delas sob pena de prisão ou pagamento de coimas. Data de 9 de junho de 1574 .
Cota: Convento de São João Evangelista de Arraiolos, Cx. 1 (em tratamento arquivístico)
O terceiro documento pertence ao Fundo do Convento de Santa Cruz de Vila Viçosa e é um discurso sobre a “Assunção de Maria”. O discurso foi redigido de forma alegórica e transcendental, e, pela sua imaginação, esplendor e beleza, acalentava a fé dos fiéis. Data de 1702.
Cota: Convento de Santa Cruz de Vila Viçosa (em tratamento arquivístico)